quarta-feira, 29 de março de 2017

Prova com consulta participativa: NÍVEL MÉDIO → AGENTE AUXILIAR DE CRECHE





ATIVIDADE AVALIATIVA PARTICIPATIVA :  NÍVEL MÉDIO 
 AGENTE AUXILIAR DE CRECHE/ MONITOR/ AGENTE AUXILIAR EDUCACIONAL

01. O Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo. Ele abrange desde o simples atendimento ambulatorial até o transplante de órgãos, garantindo acesso...

(A) específico para brasileiros em estado de vulnerabilidade social.
(B) especial para todos os brasileiros portadores de doenças crônicas adquiridas na infância.
(C) integral, universal e gratuito para toda a população do país.
(D) integral para jovens entre 18 e 24 anos e idosos a partir de 60 anos.


02. De acordo com a Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS, as ações na área de assistência social são organizadas em sistema ___?_______, constituído pelas entidades e organizações de assistência social abrangidas por essa lei, as quais são responsáveis por articular meios, esforços e recursos, e por um conjunto de instâncias _____?_____ compostas pelos diversos setores envolvidos na área.

- As expressões que completam correta e respectivamente as lacunas acima são...

(A) centralizado e participativo / burocráticas.
(B) descentralizado e participativo / deliberativas.
(C) descentralizado e participativo / consultivas.
(D) centralizado e governamental / legais.

03. A Constituição de 1988 afirma o atendimento em creches e pré-escolas como...

(A) opção pessoal exercida pelas famílias a partir de suas opções privadas de matricular ou não a criança em creches, o que deve ser respeitado pelo Estado.
(B) direito social das crianças e o reconhecimento da Educação Infantil como dever do Estado para com a educação.
(C) direito social das crianças de estudarem em escolas públicas e o reconhecimento da Educação Infantil como dever do Estado para com a Assistência Social.
(D) direito social das crianças, sendo dever do Estado matriculá-las no ensino fundamental.

04. Constituem-se como três grandes áreas de desenvolvimento infantil:

(A) motor, cognitivo e emocional.
(B) moral, cultural e social.
(C) motor, racional e cognitivo.
(D) emocional, cultural e interativo.

05. No que se refere aos cuidados básicos com a higiene e a alimentação de bebês, deve-se atentar para o seguinte:

(A) os alimentos devem ser esfriados por meio do assopro, desde que executado por um profissional que tenha cuidados com sua higiene bucal.
(B) deve-se reservar um espaço para que as mães amamentem os bebês, o mais próximo possível dos locais de troca de fralda e de banho.
(C) é imprescindível que todos lavem as mãos antes das refeições, inclusive os bebês que tomam mamadeira ou mamam no peito.
(D) deve-se evitar levar as crianças para o refeitório em grupos pequenos, pois grupos maiores facilitam a aprendizagem coletiva dos bons hábitos.

06. A maioria dos estudos sobre o desenvolvimento motor e sensorial de uma criança de 0 a 24 meses orienta que...

(A) um bebê de 14 meses é geralmente capaz de subir escadas sem ajuda.
(B) entre 8 e 10 meses um bebê é capaz de se sentar sem apoio e de se movimentar para testar o próprio equilíbrio.
(C) somente aos 12 meses um bebê é capaz de segurar um brinquedo sem apoio de um adulto.
(D) somente aos 6 meses o bebê adquire paladar.


07. Acerca dos primeiros socorros aos bebês, é correto afirmar que...

(A) se o bebê cair e aparecer um ”galo“ alto na sua testa, não há por que se assustar, pois o galo é mais feio do que grave.
(B) se o bebê parecer estar com dor, deve-se prescrever um analgésico na dose costumeira.
(C) caso o bebê sofra uma queimadura de primeiro grau, independente do tamanho e da intensidade da vermelhidão, não é necessário levá-lo ao hospital.
(D) caso o bebê seja ferrado por uma abelha, retire o ferrão com uma pinça afiada ou aperte com os dedos para expulsá-lo.

08. De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais, a Educação Infantil constitui a primeira etapa do(da)...

(A) educação básica, oferecida em creches e pré-escolas compreendidas como espaços institucionais não domésticos, os quais se constituem em estabelecimentos educacionais públicos ou privados aptos a educar e cuidar de crianças de 0 a 5 anos de idade, no período diurno, em jornada integral ou parcial, estabelecimentos esses regulados e supervisionados por órgão competente do sistema de ensino e submetidos a controle social.
(B) ensino fundamental, oferecida em pré-escolas infantis compreendidas como espaços institucionais não domésticos que se constituem como estabelecimentos educacionais públicos ou privados aptos a educar e cuidar de crianças de 0 a 4 anos de idade no período diurno, obrigatoriamente em jornada integral ou parcial, estabelecimentos esses regulados e supervisionados por órgão competente do sistema de ensino e submetidos a controle social.
(C) educação básica, oferecida em creches compreendidas como espaços institucionais similares aos domésticos que se constituem em estabelecimentos educacionais públicos ou privados aptos a educar e cuidar de crianças de 0 a 5 anos de idade, no período diurno, em jornada parcial, regulados e supervisionados por órgão competente do sistema de ensino e submetidos a controle social.
(D) educação básica, oferecida em creches e pré-escolas compreendidas como espaços institucionais não domésticos que constituem estabelecimentos educacionais públicos aptos a educar para o letramento e cuidam de crianças de 0 a 6 anos de idade no período diurno, em jornada integral ou parcial, regulados e supervisionados por órgão competente do sistema de ensino e submetidos a controle social.

09. O Sistema Único de Assistência Social de acordo com a LOAS - Lei Orgânica da Assistência Social organiza as ações da assistência social em dois tipos de proteção social. A primeira é a ____?______, destinada à prevenção de riscos sociais e pessoais, por meio da oferta de programas, projetos, serviços e benefícios a indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade social. A segunda é a _____?_____, destinada a famílias e indivíduos que já se encontram em situação de risco e que tiveram seus direitos violados por ocorrência de abandono, maus-tratos, abuso sexual, uso de drogas, entre outros aspectos.

- As expressões que preenchem correta e respectivamente o enunciado acima são...

(A) Proteção Social Primária e Proteção Social Secundária.
(B) Proteção Fundamental e Proteção Complexa.
(C) Proteção Social Complexa e Proteção Social de Alta Complexidade.
(D) Proteção Social Básica e Proteção Social Especial.

10. A construção do direito da Assistência Social é recente na história do Brasil. Durante muitos anos a questão social esteve ausente das formulações de políticas no país. O grande marco dessa política ocorreu na década de 80 passada, com a promulgação do(da) ____?______, documento que confere, pela primeira vez, a condição de política pública à assistência social, constituindo, no mesmo nível da saúde e previdência social, o tripé da seguridade social que ainda se encontra em construção no país.

- A expressão que preenche correta e respectivamente o enunciado acima é...

(A) o Estatuto da Criança e do Adolescente.
(B) a Constituição de 1988.
(C) a Lei Orgânica de Assistência Social.
(D) a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e da Assistência Social.








Abraços,
Cris.


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