A clareza teórico-metodológica é fundamental para que o estudante do Curso
Normal Médio possa contextualizar os seus saberes, os dos seus alunos, e
os de todo o mundo à sua volta.
O estudante da Formação de docentes precisa estar consciente de que, para ser
um sujeito ativo, criativo e consequente em seu meio, como ser social, e em seu
campo de trabalho, como profissional, é preciso estar sensível aos processos
históricos e geográficos em curso no meio em que vive. Sem o embasamento dos
conhecimentos das Ciências Humanas, esse futuro professor pode tomar as condicionantes
determinações do meio como obstáculo intransponíveis para a ação pretendida.
Desta forma ao tomar as determinantes do meio como problema, questões
colocadas, à matéria-prima desafiadora para a ação que pretende desencadear. O
aluno-mestre precisa estar em condições de avaliar as observações na Prática de
Formação, de refletir sobre o profissional que deseja ser, saber lidar com a
indisciplina, com os pais, com a comunidade e os problemas sociais de sua
localidade.
A
instrumentalização nas metodologias e recursos didáticos/tecnológicos e demais
temas selecionados podem possibilitar uma prática docente
produtiva.
A disciplina de
Metodologia de Geografia deve criar nos alunos a capacidade de identificar e
analisar, as diferentes escalas, as alterações que as diversas sociedades
humanas estabelecerem com os seus territórios, quer na utilização do espaço,
quer no aproveitamento dos recursos naturais, quer na valorização dos
resultados de tipo econômico, social, político e ambiental destas mesmas
mudanças.
Abraços,
Prof. Cristiane Teresinha
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