segunda-feira, 6 de março de 2017

APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA: Metodologia do Ensino de Geografia



               A clareza teórico-metodológica é fundamental para que o estudante do Curso Normal Médio  possa contextualizar os seus saberes, os dos seus alunos, e os de todo o  mundo à sua volta.
               O estudante da Formação de docentes precisa estar consciente de que, para ser um sujeito ativo, criativo e consequente em seu meio, como ser social, e em seu campo de trabalho, como profissional, é preciso estar sensível aos processos históricos e geográficos em curso no meio em que vive. Sem o embasamento dos conhecimentos das Ciências Humanas, esse futuro professor pode tomar as condicionantes determinações do meio como obstáculo intransponíveis para a ação pretendida. Desta forma ao tomar as determinantes do meio como problema, questões colocadas, à matéria-prima desafiadora para a ação que pretende desencadear. O aluno-mestre precisa estar em condições de avaliar as observações na Prática de Formação, de refletir sobre o profissional que deseja ser, saber lidar com a indisciplina, com os pais, com a comunidade e os problemas sociais de sua localidade.
A instrumentalização nas metodologias e recursos didáticos/tecnológicos e demais temas selecionados podem possibilitar uma prática docente produtiva.  

    A disciplina de Metodologia de Geografia deve criar nos alunos a capacidade de identificar e analisar, as diferentes escalas, as alterações que as diversas sociedades  humanas estabelecerem com os seus territórios, quer na utilização do espaço, quer  no aproveitamento dos recursos naturais, quer na valorização dos resultados de tipo  econômico, social, político e ambiental destas mesmas mudanças.  



Abraços,
Prof. Cristiane Teresinha




Nenhum comentário:

Postar um comentário