terça-feira, 17 de maio de 2016

Estágio Supervisionado Módulo I_ Turma 2016




             Iniciamos neste dia 16/05/2016 (segunda-feira), o Estágio Supervisionado referente ao MÓDULO I.

Estágio Educação Infantil- CMEI-Itaporã/MS.  
Cursistas turma B (esquerda para direita): Vanilda, Maristela, Andreia, Eliane, Pâmela, Patrícia e Prof. de Estágio Supervisionado Eli Eberhardt.


Estágio Educação Infantil- CMEI-Itaporã/MS.  
Cursistas turma A (esquerda para direita): Prof. de Estágio Supervisionado Turma A_ Neuzely Mariola, Thaíz, Terezinha, Tamires, Sandra, Elaine e Thaline. 


O Estágio Supervisionado tem por finalidade propiciar a complementação do processo de ensino e de aprendizagem, como ato educativo e atividade curricular presente no Projeto de Curso e no Projeto Político Pedagógico de cada unidade escolar. É o período que propicia ao estudante a vivência de situações concretas de trabalho e, por meio destas, a prática dos conhecimentos e técnicas adquiridas no decorrer do curso. Consiste em trabalho obrigatório de campo, em que as atividades práticas são exercidas de forma orientada, sinalizando o ponto convergente entre a teoria e a prática, percebendo-o como um elo facilitador no ajustamento natural do estagiário ao seu futuro ambiente de trabalho.
Nesta perspectiva, apresentamos as orientações para a realização do Estágio Supervisionado do Curso Normal Médio, com objetivo de nortear a ação dos professores-supervisores de estágio e organizar a atuação dos estudantes-estagiários, conforme previsto no projeto de curso.
                                       
Fundamentação legal

O Estágio Supervisionado do Curso Normal Médio é regido pela:
- Lei n. 11.788, de 25 de setembro de 2008 - dispõe sobre o estágio de estudantes e altera a redação do art. 428 da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT;
- Deliberação CEE/MS n. 7.110, de 1º de outubro de 2003 – dispõe sobre a oferta do Curso Normal Médio no Sistema Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul.

Objetivos do Estágio Supervisionado

- Integrar o processo de ensino, pesquisa e aprendizagem;
- Aprimorar hábitos e atitudes profissionais;
- Proporcionar aos estudantes a oportunidade de aplicar habilidades desenvolvidas durante o curso;
- Conhecer a realidade do mercado de trabalho;
- Possibilitar a relação entre o conhecimento teórico e a prática adotada;
- Oferecer diferentes caminhos ao estudante para que se defronte com problemas concretos de processo de aprendizagem e da dinâmica própria do espaço escolar, buscando alternativas de solução em conjunto;
- Proporcionar segurança ao estudante no início de suas atividades profissionais, dando-lhe a oportunidade de executar tarefas relacionadas às suas áreas de interesse e ao domínio adquirido;
- Estimular o desenvolvimento de espírito científico, tecnológico e cultural, por meio do aperfeiçoamento profissional;
- Agregar valores junto ao processo de avaliação institucional, a partir do resultado do desempenho do estudante no mercado de trabalho;
- Possibilitar ao estagiário contato direto com situações reais que lhe permitam planejar, orientar, controlar e avaliar o processo de ensino e aprendizagem em instituições que ofertam educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental.
No decorrer do estágio supervisionado, os(as) estudantes estagiários(as) serão estimulados a desenvolver atividades de pesquisa, investigação e desenvolvimento de trabalhos e projetos que colaborem para a melhoria da aprendizagem dos estudantes e do coletivo da unidade escolar.
A assiduidade no estágio supervisionado é essencial, pois é uma atividade obrigatória para a habilitação do curso. Deve desenvolver-se em conformidade com o plano de estágio.
Quando da realização do estágio supervisionado, este não será remunerado, portanto, não incorrerá em vínculo empregatício com a instituição de ensino onde estiver estagiando.

Início do Estágio Supervisionado

Para iniciar o Estágio Supervisionado, o estudante-estagiário deverá apresentar Plano de Estágio para o professor-supervisor e, após aprovação, de posse da Carta de Apresentação, emitida pela direção da unidade escolar, dirigir-se-á à instituição de ensino em que deseja realizar o estágio. Em hipótese alguma, o estudante-estagiário pode se apresentar para a realização do estágio supervisionado sem estar munido destes documentos.


Orientação, Acompanhamento e Avaliação

A orientação e o acompanhamento serão realizados, simultaneamente, pelo professor-supervisor e coordenador-técnico do Curso Normal Médio. Semanalmente, os estudantes-estagiários terão encontros com o professor-supervisor para dirimir ou minimizar dúvidas ocorridas durante o estágio supervisionado, sendo orientados quanto aos procedimentos a serem tomados.
Ao final de cada Módulo, o estudante deverá apresentar o Trabalho de Conclusão, que deve ser configurado na forma de relatório, podendo ser anexado a este portfólio contendo as atividades desenvolvidas. O estudante que não concluir o estágio previsto estará retido, devendo realizar novamente o Módulo em que reprovou e requerer aproveitamento de estudos das disciplinas cursadas com êxito, cursando apenas o estágio supervisionado.

 Atribuições do (a) estagiário (a)

- Conhecer e cumprir o regulamento do estágio;
- Definir em conjunto com o professor de estágio o período, campo e condições para realizar o estágio;
- Comparecer assídua, pontualmente, uniformizado e identificado ao local de realização do estágio;
- Obedecer às normas da instituição onde estiver realizando o estágio;
- Apresentar comportamento ético em conformidade com a postura profissional durante a realização do estágio;
- Conhecer a Proposta Político-pedagógica (PPP) e o Regimento da escola concedente;
- Elaborar relatório sobre o estágio realizado;
- Apresentar documento probatório do cumprimento de todas as atividades de estágio;
A unidade escolar orientará os docentes e estudantes quanto aos procedimentos de realização do estágio supervisionado, com base nas Orientações para realização do Estágio Supervisionado, elaboradas em consonância com este projeto de curso.


















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