quinta-feira, 12 de maio de 2016

AULA INAUGURAL_ TURMA 2016

   
AULA INAUGURAL

Iniciamos no dia 25 de abril de 2016, o ano letivo do Curso Normal Médio - Habilitação em Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Na oportunidade, foi realizada uma AULA INAUGURAL na Câmara de Vereadores de nossa cidade para recepcionar nossos estudantes.
Nossos cursistas demonstraram muito entusiasmo com a apresentação do curso, onde foram passados slides com informações para esclarecimentos técnicos, grade curricular e questões pedagógicas. Os professores do Módulo I fizeram também uso da palavra, para apresentação de seus currículos- formação acadêmica, experiência profissional e exposição preliminar das respectivas disciplinas.
Foi preparado com muito carinho um coffee break, para oportunizar maior interação e aproximação dos cursistas. Após o intervalo, as professoras de Estágio Supervisionado ministraram apresentação de esclarecimentos desta disciplina. 
Para finalizar nossa AULA INAUGURAL, foi realizada uma dinâmica de interação, história narrada e atividade com dobraduras: MEU BARQUINHO DE PAPEL; à medida que a história foi narrada, slides, os educandos participaram respondendo a comandos de musicalidade e dobraduras. No encerramento, foram sorteados dois cadernos personalizados entre as cursistas, como incentivo para os estudos.


Informações do Projeto_ Curso Técnico NORMAL MÉDIO-2016 

O presente curso tem como objetivo, promover a formação em nível médio, na modalidade normal, de docentes para atuar na Educação Infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental com subsídios teóricos e metodológicos que contribuam para a construção de práticas pedagógicas atualizadas e contextualizadas.
A proposta de currículo do Curso Normal, em Nível Médio, está calcada numa visão educacional em que o trabalho é o eixo do processo educativo, porque é através dele que o homem, ao modificar a natureza, também se modifica numa perspectiva que incorpora a própria história da formação humana. Portanto, o trabalho deve ser o centro da formação humana em todo o Ensino Médio, não se limitando apenas  em profissionalizar.
Assim, a Educação é também uma manifestação histórica do estar e do fazer humano que fundamenta o processo de socialização. Como bem nos ensina Gramsci, os fundamentos científicos da compreensão e da produção social do saber e dos modos de produzir a vida precisam ser explicitados num projeto de educação emancipatória.

PAPEL DOS GESTORES DA ESCOLA
Dar suporte quanto à infraestrutura e funcionamento burocrático entre a  Unidade executora e a Secretaria Estadual de Educação.

PAPEL DO COORDENADOR
É o responsável pela organização e funcionamento do curso quanto ao aspecto administrativo e pedagógico.

PAPEL DO PROFESSOR
É de acompanhar o processo de   construção  do saber ,proporcionando  a intermediação entre  os saberes e a aprendizagem dos alunos.
Oportunizando inclusive uma formação sólida pedagógica, visando o desenvolvimento da criticidade e da participação no exercício profissional competente.

PAPEL DO ESTUDANTE
São obrigações do estudante: ser organizado (cadernos, módulos, execução das atividades propostas). 
A frequência no curso é obrigatória, mínimo de 75% ( cada módulo). 
Serão oferecidas 5( cinco) aulas diárias de 50(cinquenta) minutos de segunda a sexta feira (quando necessário, serão ofertados aulas aos sábados).


   
Disciplinas - Módulo I

História da Educação_ Prof. Mestre Letícia Rodrigues
Filosofia da Educação_ Prof. Mestre Zulmária Melo Souza Targas
Sociologia da Educação_ Professora Esp. Vera Janne (turma-A) e Prof. Esp. Elisângela Barros (turma-B).
Psicologia da Educação_ Psicóloga Professora Karina Nátaly.
Trabalho Pedagógico na Educação Infantil_ Prof. Esp. Cláudia Rejane (turma-A) e Prof. Vera Janne (turma-B).
Estágio Supervisionado_ Professora Esp. Neuzely Mariola (turma- A) e Prof. Esp. Eli Eberhardt (turma-B).



                             "Educar é viajar no mundo do outro, sem nunca penetrar nele. É usar o que pensamos para nos transformar no que somos." (Augusto Cury)


"Sejam bem vindos ao Curso Normal Médio 2016"


Comunicado Aula Inaugural, disponibilizado nas mídias de comunicação.







 A Coordenadora Pedagógica Prof. Cristiane Teresinha  ministrou a
apresentação do Curso Normal Médio_ slides





Apresentação da equipe docente Módulo I e suas respectivas disciplinas. 



Foi distribuído folhas sulfites para realização de dinâmica.



Dinâmica de história: MEU BARQUINHO DE PAPEL.

JOÃOZINHO ERA UM MENINO MUITO ESPERTO E TEIMOSO. UM DIA APOSTARAM COM ELE QUE, DA CASA ATÉ A CIDADE PRÓXIMA, SE CHEGAVA EM UMA HORA, ANDANDO A PÉ. ELE NÃO CONCORDOU E APOSTOU QUE DEMORAVA MUITO MAIS TEMPO. NO OUTRO DIA SAIU BEM CEDINHO. ANDOU. ANDOU. JÁ FIZERA MAIS DE DUAS HORAS ANDANDO SEM PARAR E NEM SOMBRA DA TAL CIDADE. CANSADO, SUADO, SENTOU À SOMBRA DE UMA ÁRVORE PARA DESCANSAR. TIROU A CAMISA, POIS ESTAVA COM MUITO CALOR E LEMBROU-SE DESTA CANÇÃO:(BRINCAR COM A FOLHA DE PAPEL, ACIMA DA CABEÇA: EXPLORAR O SOM DO VENTO)ESTAVA JOÃOZINHO REFRESCANDO-SE, QUANDO SURGIU UMA BORBOLETA VOANDO E LEMBROU-SE DESTA MÚSICA:

(DOBRAR A FOLHA AO MEIO, SEGURANDO PELA DOBRA. ABAIXAR E LEVANTAR A MÃO, FAZENDO O PAPEL BALANÇAR COMO SE FOSSE ASAS DE BORBOLETA)
“BORBOLETINHA TA NA COZINHA
FAZENDO CHOCOLATE PARA A MADRINHA.
POTI, POTI, PERNA-DE-PAU.
OLHO DE VIDRO E NARIZ DE PICA-PAU”
E A BORBOLETA VOA – VOA, E POUSA NA CUMEEIRA DE:
“UMA CASA MUITO ENGRAÇADA,
NÃO TINHA TETO, NÃO TINHA NADA.
NINGUÉM PODIA
ENTRAR NELA NÃO
PORQUE NA CASA
NÃO TINHA CHÃO.
NINGUÉM PODIA
DORMIR NA REDE,
PORQUE NA CASA
NÃO TINHA PAREDE.
NINGUÉM PODIA
FAZER PIPI,
PORQUE PINICO
NÃO TINHA ALI.
MAS ERA FEITA
COM MUITO ESMERO
NA RUA DOS BOBOS
NÚMERO ZERO”.
(MÚSICA E LETRA DE: TOQUINHO E VINÍCIUS)
(ESTA CASA É MUITO ENGRAÇADA, MAS NELA HAVIA MUITO AMOR. DESENHAR UM CORAÇÃO E ESCREVER AMOR)
MAS A CASA ERA TODA DESAJEITADA. JOÃOZINHO PRECISOU DOBRAR MAIS UM PEDACINHO, OUTRO PEDACINHO, MAS ELA PARECIA QUE IA DESMONTAR. ENTÃO ELE DOBROU UM PEDAÇO DE UM LADO, OUTRO PEDAÇO DO OUTRO LADO, E... O QUE SERÁ QUE APARECEU? OLHEM SÓ! UM CHAPEUZINHO DO SOLDADO! JOÃOZINHO COMEÇOU A CANTAR ESTA MÚSICA:
MARCHA SOLDADO CABEÇA DE PAPEL
QUEM NÃO MARCHA DIREITO VAI PRESO NO QUARTEL.
O QUARTEL PEGOU FOGO FRANCISCO DEU SINAL
ACODE, ACODE, ACODE A BANDEIRA NACIONAL.
MAS O CHAPÉU ERA MUITO GRANDE PARA A CABECINHA DO JOÃOZINHO E ELE RESOLVEU DOBRAR MAIS UMA VEZ, (DE UM LADO, DO OUTRO LADO)SURGINDO ASSIM UM CHAPEUZINHO MUITO PEQUENO. JOÃOZINHO FICOU MUITO ABORRECIDO E TENTOU FAZE-LO VOLTAR AO MESMO TAMANHO, MAS NÃO CONSEGUIU.
UM BARQUINHO!!!!!
E O JOÃOZINHO FICOU FELIZ DA VIDA. CORREU PARA A PRAIA QUE FICAVA ALI POR PERTO. NO CAMINHO COMEÇOU UMA CHUVINHA DANADA E ELE TENTOU ENXUGAR O BARQUINHO COM A CAMISA. QUANDO ACABOU DE ENXUGAR, LARGOU A CAMISA E FOI EMBORA. JÁ ESTAVA NA PRAIA QUANDO NOTOU QUE ESTAVA SEM CAMISA E LOGO PENSOU:
__ EPA! MINHA CAMISA! ONDE SERÁ QUE A DEIXEI? VOU LEVAR UMA SURRA DA MINHA MÃE! MAS AGORA EU NÃO VOU ACHA-LA MESMO E VOU APANHAR DO MESMO JEITO! ENTÃO EU VOU BRINCAR UM POUQUINHO E DEPOIS VOU PARA CASA!
USANDO SUA IMAGINAÇÃO EMBARCOU NO FRÁGIL BARQUINHO QUE NAVEGOU, RAPIDAMENTE, MAR A DENTRO.
JÁ ESTAVA LONGE, NAVEGANDO, QUANDO UMA TREMENDA TEMPESTADE COMEÇOU A JOGAR O BARQUINHO PRA CÁ E PRA LÁ.
PRA LÁ E PRA CÁ!
NESSE JOGO DAS ONDAS, O BARQUINHO BATEU COM A PROA NO ROCHEDO, PARTINDO-SE. (FRENTE)A TEMPESTADE FICOU MAIS FORTE AINDA, CONTINUANDO A JOGAR O BARQUINHO QUE, BATEU TAMBÉM COM A POPA, PARTINDO-SE COMO A PROA.(TRÁS)
E O BARQUINHO VIRA E VAI PARA O FUNDO DO MAR, BATENDO COM A PONTA DA VELA QUE TAMBÉM SE PARTE. MAS O BARQUINHO DA VELA QUEBROU DE FORMA REDONDINHA.
E SABEM O QUE ACONTECEU?
JOÃOZINHO, POR CAUSA DO CANSAÇO E DO CALOR, HAVIA SE ABRIGADO À SOMBRA DE UMA ÁRVORE PERTO DA PRAIA E ADORMECERA. QUANDO ACORDOU, SUA CAMISA ESTAVA AO LADO DELE.
ONDE? ONDE E?
ONDE? ONDE ESTÁ A CAMISA DO JOÃOZINHO?
(ABRIR A DOBRADURA E SURGIRÁ A CAMISA DO MENINO.)APÓS A SURPRESA!!! QUE SERÁ O SURGIMENTO DA CAMISETA, VC PODE CRIAR ATIVIDADES UTILIZANDO A CAMISETA (PINTAR, DECORAR) .
AS MÚSICAS QUE APARECEM NO DECORRER DA HISTÓRIA, RECONTAR A HISTÓRIA, MAS DESTA VEZ ATRAVÉS DA DRAMATIZAÇÃO, DO ENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS, EXPRESSÃO CORPORAL... USE SUA CRIATIVIDADE... SUA AULA VAI BRILHAR!!!




Para finalizar, nossa equipe sorteou 02 cadernos personalizados entre as cursistas.





.









                 







                           



Nenhum comentário:

Postar um comentário