AULA INAUGURAL
Iniciamos no dia 25 de abril de 2016, o
ano letivo do Curso Normal Médio - Habilitação em Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Na oportunidade, foi realizada uma
AULA INAUGURAL na Câmara de Vereadores de nossa cidade para recepcionar nossos
estudantes.
Nossos cursistas demonstraram muito
entusiasmo com a apresentação do curso, onde foram passados slides com
informações para esclarecimentos técnicos, grade curricular e questões
pedagógicas. Os professores do Módulo I fizeram também uso da palavra, para
apresentação de seus currículos- formação acadêmica, experiência profissional e
exposição preliminar das respectivas disciplinas.
Foi preparado com muito carinho um coffee
break, para oportunizar maior interação e aproximação dos cursistas. Após o
intervalo, as professoras de Estágio Supervisionado ministraram apresentação de
esclarecimentos desta disciplina.
Para finalizar nossa AULA INAUGURAL, foi realizada
uma dinâmica de interação, história narrada e atividade com dobraduras: MEU
BARQUINHO DE PAPEL; à medida que a história foi narrada, slides, os educandos
participaram respondendo a comandos de musicalidade e dobraduras. No
encerramento, foram sorteados dois cadernos personalizados entre as cursistas,
como incentivo para os estudos.
Informações do Projeto_ Curso Técnico
NORMAL MÉDIO-2016
O presente curso tem como objetivo,
promover a formação em nível médio, na modalidade normal, de docentes para
atuar na Educação Infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental com subsídios
teóricos e metodológicos que contribuam para a construção de práticas
pedagógicas atualizadas e contextualizadas.
A proposta de currículo do Curso Normal,
em Nível Médio, está calcada numa visão educacional em que o trabalho é o eixo
do processo educativo, porque é através dele que o homem, ao modificar a
natureza, também se modifica numa perspectiva que incorpora a própria história
da formação humana. Portanto, o trabalho deve ser o centro da formação humana
em todo o Ensino Médio, não se limitando apenas em profissionalizar.
Assim, a Educação é também uma
manifestação histórica do estar e do fazer humano que fundamenta o processo de
socialização. Como bem nos ensina Gramsci, os fundamentos científicos da
compreensão e da produção social do saber e dos modos de produzir a vida
precisam ser explicitados num projeto de educação emancipatória.
PAPEL DOS GESTORES DA ESCOLA
Dar suporte quanto à infraestrutura e
funcionamento burocrático entre a Unidade executora e a Secretaria
Estadual de Educação.
PAPEL DO COORDENADOR
É o responsável pela organização e
funcionamento do curso quanto ao aspecto administrativo e pedagógico.
PAPEL DO PROFESSOR
É de acompanhar o processo de
construção do saber ,proporcionando a intermediação entre os
saberes e a aprendizagem dos alunos.
Oportunizando inclusive uma formação
sólida pedagógica, visando o desenvolvimento da criticidade e da participação
no exercício profissional competente.
PAPEL DO ESTUDANTE
São obrigações do estudante: ser
organizado (cadernos, módulos, execução das atividades propostas).
A frequência no curso é obrigatória,
mínimo de 75% ( cada módulo).
Serão oferecidas 5( cinco) aulas diárias
de 50(cinquenta) minutos de segunda a sexta feira (quando necessário, serão
ofertados aulas aos sábados).
Disciplinas - Módulo I
História da Educação_ Prof. Mestre Letícia
Rodrigues
Filosofia da Educação_ Prof. Mestre
Zulmária Melo Souza Targas
Sociologia da Educação_ Professora Esp.
Vera Janne (turma-A) e Prof. Esp. Elisângela Barros (turma-B).
Psicologia da Educação_ Psicóloga
Professora Karina Nátaly.
Trabalho Pedagógico na Educação Infantil_
Prof. Esp. Cláudia Rejane (turma-A) e Prof. Vera Janne (turma-B).
Estágio Supervisionado_ Professora Esp.
Neuzely Mariola (turma- A) e Prof. Esp. Eli Eberhardt (turma-B).
"Educar é viajar no mundo
do outro, sem nunca penetrar nele. É usar o que pensamos para nos transformar
no que somos." (Augusto Cury)
"Sejam bem vindos ao Curso Normal Médio 2016"
Comunicado Aula Inaugural, disponibilizado nas mídias de comunicação.
apresentação do Curso Normal Médio_ slides
Apresentação da equipe docente Módulo I e suas respectivas disciplinas.
Foi distribuído folhas sulfites para realização de dinâmica.
Dinâmica de história: MEU BARQUINHO DE PAPEL.
JOÃOZINHO ERA UM MENINO MUITO ESPERTO E TEIMOSO. UM DIA APOSTARAM COM ELE QUE, DA CASA ATÉ A CIDADE PRÓXIMA, SE CHEGAVA EM UMA HORA, ANDANDO A PÉ. ELE NÃO CONCORDOU E APOSTOU QUE DEMORAVA MUITO MAIS TEMPO. NO OUTRO DIA SAIU BEM CEDINHO. ANDOU. ANDOU. JÁ FIZERA MAIS DE DUAS HORAS ANDANDO SEM PARAR E NEM SOMBRA DA TAL CIDADE. CANSADO, SUADO, SENTOU À SOMBRA DE UMA ÁRVORE PARA DESCANSAR. TIROU A CAMISA, POIS ESTAVA COM MUITO CALOR E LEMBROU-SE DESTA CANÇÃO:(BRINCAR COM A FOLHA DE PAPEL, ACIMA DA CABEÇA: EXPLORAR O SOM DO VENTO)ESTAVA JOÃOZINHO REFRESCANDO-SE, QUANDO SURGIU UMA BORBOLETA VOANDO E LEMBROU-SE DESTA MÚSICA:
(DOBRAR A FOLHA AO MEIO, SEGURANDO PELA DOBRA. ABAIXAR E LEVANTAR A MÃO, FAZENDO O PAPEL BALANÇAR COMO SE FOSSE ASAS DE BORBOLETA)
“BORBOLETINHA TA NA COZINHA
FAZENDO CHOCOLATE PARA A MADRINHA.
POTI, POTI, PERNA-DE-PAU.
OLHO DE VIDRO E NARIZ DE PICA-PAU”
E A BORBOLETA VOA – VOA, E POUSA NA CUMEEIRA DE:
“UMA CASA MUITO ENGRAÇADA,
NÃO TINHA TETO, NÃO TINHA NADA.
NINGUÉM PODIA
ENTRAR NELA NÃO
PORQUE NA CASA
NÃO TINHA CHÃO.
NINGUÉM PODIA
DORMIR NA REDE,
PORQUE NA CASA
NÃO TINHA PAREDE.
NINGUÉM PODIA
FAZER PIPI,
PORQUE PINICO
NÃO TINHA ALI.
MAS ERA FEITA
COM MUITO ESMERO
NA RUA DOS BOBOS
NÚMERO ZERO”.
(MÚSICA E LETRA DE: TOQUINHO E VINÍCIUS)
(ESTA CASA É MUITO ENGRAÇADA, MAS NELA HAVIA MUITO AMOR. DESENHAR UM CORAÇÃO E ESCREVER AMOR)MAS A CASA ERA TODA DESAJEITADA. JOÃOZINHO PRECISOU DOBRAR MAIS UM PEDACINHO, OUTRO PEDACINHO, MAS ELA PARECIA QUE IA DESMONTAR. ENTÃO ELE DOBROU UM PEDAÇO DE UM LADO, OUTRO PEDAÇO DO OUTRO LADO, E... O QUE SERÁ QUE APARECEU? OLHEM SÓ! UM CHAPEUZINHO DO SOLDADO! JOÃOZINHO COMEÇOU A CANTAR ESTA MÚSICA:
MARCHA SOLDADO CABEÇA DE PAPEL
QUEM NÃO MARCHA DIREITO VAI PRESO NO QUARTEL.
O QUARTEL PEGOU FOGO FRANCISCO DEU SINAL
ACODE, ACODE, ACODE A BANDEIRA NACIONAL.
MAS O CHAPÉU ERA MUITO GRANDE PARA A CABECINHA DO JOÃOZINHO E ELE RESOLVEU DOBRAR MAIS UMA VEZ, (DE UM LADO, DO OUTRO LADO)SURGINDO ASSIM UM CHAPEUZINHO MUITO PEQUENO. JOÃOZINHO FICOU MUITO ABORRECIDO E TENTOU FAZE-LO VOLTAR AO MESMO TAMANHO, MAS NÃO CONSEGUIU.
UM BARQUINHO!!!!!
E O JOÃOZINHO FICOU FELIZ DA VIDA. CORREU PARA A PRAIA QUE FICAVA ALI POR PERTO. NO CAMINHO COMEÇOU UMA CHUVINHA DANADA E ELE TENTOU ENXUGAR O BARQUINHO COM A CAMISA. QUANDO ACABOU DE ENXUGAR, LARGOU A CAMISA E FOI EMBORA. JÁ ESTAVA NA PRAIA QUANDO NOTOU QUE ESTAVA SEM CAMISA E LOGO PENSOU:
__ EPA! MINHA CAMISA! ONDE SERÁ QUE A DEIXEI? VOU LEVAR UMA SURRA DA MINHA MÃE! MAS AGORA EU NÃO VOU ACHA-LA MESMO E VOU APANHAR DO MESMO JEITO! ENTÃO EU VOU BRINCAR UM POUQUINHO E DEPOIS VOU PARA CASA!
USANDO SUA IMAGINAÇÃO EMBARCOU NO FRÁGIL BARQUINHO QUE NAVEGOU, RAPIDAMENTE, MAR A DENTRO.
JÁ ESTAVA LONGE, NAVEGANDO, QUANDO UMA TREMENDA TEMPESTADE COMEÇOU A JOGAR O BARQUINHO PRA CÁ E PRA LÁ.
PRA LÁ E PRA CÁ!
NESSE JOGO DAS ONDAS, O BARQUINHO BATEU COM A PROA NO ROCHEDO, PARTINDO-SE. (FRENTE)A TEMPESTADE FICOU MAIS FORTE AINDA, CONTINUANDO A JOGAR O BARQUINHO QUE, BATEU TAMBÉM COM A POPA, PARTINDO-SE COMO A PROA.(TRÁS)
E O BARQUINHO VIRA E VAI PARA O FUNDO DO MAR, BATENDO COM A PONTA DA VELA QUE TAMBÉM SE PARTE. MAS O BARQUINHO DA VELA QUEBROU DE FORMA REDONDINHA.
E SABEM O QUE ACONTECEU?
JOÃOZINHO, POR CAUSA DO CANSAÇO E DO CALOR, HAVIA SE ABRIGADO À SOMBRA DE UMA ÁRVORE PERTO DA PRAIA E ADORMECERA. QUANDO ACORDOU, SUA CAMISA ESTAVA AO LADO DELE.
ONDE? ONDE E?
ONDE? ONDE ESTÁ A CAMISA DO JOÃOZINHO?
(ABRIR A DOBRADURA E SURGIRÁ A CAMISA DO MENINO.)APÓS A SURPRESA!!! QUE SERÁ O SURGIMENTO DA CAMISETA, VC PODE CRIAR ATIVIDADES UTILIZANDO A CAMISETA (PINTAR, DECORAR) .
“BORBOLETINHA TA NA COZINHA
FAZENDO CHOCOLATE PARA A MADRINHA.
POTI, POTI, PERNA-DE-PAU.
OLHO DE VIDRO E NARIZ DE PICA-PAU”
E A BORBOLETA VOA – VOA, E POUSA NA CUMEEIRA DE:
“UMA CASA MUITO ENGRAÇADA,
NÃO TINHA TETO, NÃO TINHA NADA.
NINGUÉM PODIA
ENTRAR NELA NÃO
PORQUE NA CASA
NÃO TINHA CHÃO.
NINGUÉM PODIA
DORMIR NA REDE,
PORQUE NA CASA
NÃO TINHA PAREDE.
NINGUÉM PODIA
FAZER PIPI,
PORQUE PINICO
NÃO TINHA ALI.
MAS ERA FEITA
COM MUITO ESMERO
NA RUA DOS BOBOS
NÚMERO ZERO”.
(MÚSICA E LETRA DE: TOQUINHO E VINÍCIUS)
(ESTA CASA É MUITO ENGRAÇADA, MAS NELA HAVIA MUITO AMOR. DESENHAR UM CORAÇÃO E ESCREVER AMOR)MAS A CASA ERA TODA DESAJEITADA. JOÃOZINHO PRECISOU DOBRAR MAIS UM PEDACINHO, OUTRO PEDACINHO, MAS ELA PARECIA QUE IA DESMONTAR. ENTÃO ELE DOBROU UM PEDAÇO DE UM LADO, OUTRO PEDAÇO DO OUTRO LADO, E... O QUE SERÁ QUE APARECEU? OLHEM SÓ! UM CHAPEUZINHO DO SOLDADO! JOÃOZINHO COMEÇOU A CANTAR ESTA MÚSICA:
MARCHA SOLDADO CABEÇA DE PAPEL
QUEM NÃO MARCHA DIREITO VAI PRESO NO QUARTEL.
O QUARTEL PEGOU FOGO FRANCISCO DEU SINAL
ACODE, ACODE, ACODE A BANDEIRA NACIONAL.
MAS O CHAPÉU ERA MUITO GRANDE PARA A CABECINHA DO JOÃOZINHO E ELE RESOLVEU DOBRAR MAIS UMA VEZ, (DE UM LADO, DO OUTRO LADO)SURGINDO ASSIM UM CHAPEUZINHO MUITO PEQUENO. JOÃOZINHO FICOU MUITO ABORRECIDO E TENTOU FAZE-LO VOLTAR AO MESMO TAMANHO, MAS NÃO CONSEGUIU.
UM BARQUINHO!!!!!
E O JOÃOZINHO FICOU FELIZ DA VIDA. CORREU PARA A PRAIA QUE FICAVA ALI POR PERTO. NO CAMINHO COMEÇOU UMA CHUVINHA DANADA E ELE TENTOU ENXUGAR O BARQUINHO COM A CAMISA. QUANDO ACABOU DE ENXUGAR, LARGOU A CAMISA E FOI EMBORA. JÁ ESTAVA NA PRAIA QUANDO NOTOU QUE ESTAVA SEM CAMISA E LOGO PENSOU:
__ EPA! MINHA CAMISA! ONDE SERÁ QUE A DEIXEI? VOU LEVAR UMA SURRA DA MINHA MÃE! MAS AGORA EU NÃO VOU ACHA-LA MESMO E VOU APANHAR DO MESMO JEITO! ENTÃO EU VOU BRINCAR UM POUQUINHO E DEPOIS VOU PARA CASA!
USANDO SUA IMAGINAÇÃO EMBARCOU NO FRÁGIL BARQUINHO QUE NAVEGOU, RAPIDAMENTE, MAR A DENTRO.
JÁ ESTAVA LONGE, NAVEGANDO, QUANDO UMA TREMENDA TEMPESTADE COMEÇOU A JOGAR O BARQUINHO PRA CÁ E PRA LÁ.
PRA LÁ E PRA CÁ!
NESSE JOGO DAS ONDAS, O BARQUINHO BATEU COM A PROA NO ROCHEDO, PARTINDO-SE. (FRENTE)A TEMPESTADE FICOU MAIS FORTE AINDA, CONTINUANDO A JOGAR O BARQUINHO QUE, BATEU TAMBÉM COM A POPA, PARTINDO-SE COMO A PROA.(TRÁS)
E O BARQUINHO VIRA E VAI PARA O FUNDO DO MAR, BATENDO COM A PONTA DA VELA QUE TAMBÉM SE PARTE. MAS O BARQUINHO DA VELA QUEBROU DE FORMA REDONDINHA.
E SABEM O QUE ACONTECEU?
JOÃOZINHO, POR CAUSA DO CANSAÇO E DO CALOR, HAVIA SE ABRIGADO À SOMBRA DE UMA ÁRVORE PERTO DA PRAIA E ADORMECERA. QUANDO ACORDOU, SUA CAMISA ESTAVA AO LADO DELE.
ONDE? ONDE E?
ONDE? ONDE ESTÁ A CAMISA DO JOÃOZINHO?
(ABRIR A DOBRADURA E SURGIRÁ A CAMISA DO MENINO.)APÓS A SURPRESA!!! QUE SERÁ O SURGIMENTO DA CAMISETA, VC PODE CRIAR ATIVIDADES UTILIZANDO A CAMISETA (PINTAR, DECORAR) .
AS MÚSICAS QUE APARECEM NO DECORRER DA HISTÓRIA, RECONTAR A HISTÓRIA, MAS DESTA VEZ ATRAVÉS DA DRAMATIZAÇÃO, DO ENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS, EXPRESSÃO CORPORAL... USE SUA CRIATIVIDADE... SUA AULA VAI BRILHAR!!!
Para finalizar, nossa equipe sorteou 02 cadernos personalizados entre as cursistas.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário