O objetivo geral do
presente trabalho realizado foi analisar e experienciar na prática (desde a
confecção do material) a contribuição da contação de história como estratégia
pedagógica para o desenvolvimento infantil.
As experiências formativas vivenciadas
pelas estudantes do Curso Técnico Normal Médio, ofertado pela Escola Estadual
Antônio João Ribeiro, disciplina de Puericultura, sob regência da Prof. Joyce
Carbonaro e Coordenação Prof. Cristiane Teresinha, considera a contação de
história como uma importante estratégia pedagógica que fortalece a prática dos
futuros professores e, por meio dela, estimula a linguagem oral e escrita da
criança, além de desenvolver sua imaginação, criatividade e atenção.
Nesse sentido após as observações que
realizamos durante as intervenções e aulas teóricas, oportunizadas como atividades
extras e enriquecedoras, constatamos que
nossas cursistas reconhecem a contação de história como uma estratégia
pedagógica que enriquece as aulas na educação infantil e no ensino fundamental
contribuindo para o crescimento social, afetivo e intelectual das
crianças, permitindo inclusive reflexões sobre a atuação do professor/
monitor nesses espaços. As dificuldades enfrentadas no processo de construção e
apresentação da história escolhida, serviram para o reconhecimento da
necessidade de planejamento, organização e comunicação entre os participantes
para que estas fossem superadas e os objetivos alcançados.
Mediante o sucesso das apresentações e
integração da turma, estaremos planejando e organizando visitas nas turmas do
1º ao 3º ano do Ensino Fundamental de nossa escola, para proporcionar essa
experiência mágica, tanto para nossas crianças quanto para nossas cursistas.
Parabéns equipe Normal
Médio 2015, nossos sinceros agradecimentos aos professores e gestores de nossa
escola.
Parabéns professora Joyce e cursistas maravilhosas. Ficamos encantadas com o trabalho realizado. Vocês são especiais. Bjossss MIlllllllllll
ResponderExcluirQue venha o 3º Módulo!!!!!!!