segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Download: MODELO para Organização da Pasta de Estágio

Download: MODELO_Organização da Pasta de Estágio


    As estagiárias exercerão a docência na Educação    Infantil, colocando em prática os conhecimentos estudados sobre o processo de ensino e de aprendizagem para os estudantes que frequentam estas turmas. 

50 horas na Educação Infantil  divididas em:
Participação e Regência - 34 horas  
Creches (zero a 2 anos) -17h.
Pré - escola (3 a 5 anos) -17h.

    Monitoramento das atividades diversificadas, acompanhamento das atividades opcionais, levantamento bibliográfico pertinente à etapa de ensino do estágio que esteja cumprindo, correção, participação.
     O estagiário desempenhará tarefas pertinentes à regência, sob a orientação do professor-supervisor do estágio e do professor titular da sala, auxiliando nas atividades pedagógicas de sala, tais como: tarefas cotidianas, planejamento (aulas, atividades, brincadeiras, jogos e exercícios de acompanhamento escolar), organização da turma (trabalhos em grupos e/ou individuais, utilização de recursos), trabalhos e atividades e, atendimento aos estudantes em recuperação de aprendizagem.

Atribuições  do(a) Estagiário(a)

Conhecer e cumprir o regulamento do estágio;
- Definir em conjunto com o professor de estágio o período, campo e condições para realizar o estágio;
- Comparecer assiduamente, pontualmente, uniformizado e identificado ao local de realização do estágio;
- Obedecer às normas da instituição onde estiver realizando o estágio;
-Apresentar comportamento ético em conformidade com a postura profissional durante a realização do estágio;
- Conhecer a Proposta Político-pedagógica (PPP) e o Regimento da escola concedente;
- Elaborar relatório sobre o estágio realizado;
- Apresentar documento probatório do cumprimento de todas as atividades de estágio;
          A unidade escolar orientará os docentes e estudantes quanto aos procedimentos de realização do estágio supervisionado, com base nas orientações para realização do Estágio Supervisionado, elaboradas em consonância com este projeto de curso.

Organização da Pasta- Portfólio


Capa
Proteção externa do trabalho que reúne um conjunto de informações sobre o relatório.
As informações essenciais a serem dadas na primeira capa, incluem:
• Logomarca do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul,
• Nome da Unidade Escolar,
• Nome do curso,
• Nome do autor (estagiário),
• Título do relatório e subtítulo (se houver) em negrito, centralizado, em letras maiúsculas,
• Nome da cidade, mês e ano de entrega do relatório na parte inferior da página, centralizado, em letras maiúsculas. A fonte deverá ser Times ou Arial tamanho 14.
• Folha de Rosto
Vem imediatamente após a capa e nela aparece:
• Nome do autor (estagiário) no alto da folha, centralizado, em letras maiúsculas.
• Título do relatório ao centro da folha, em negrito, centralizado e em letras maiúsculas.
• Natureza (Relatório de estágio); nome do curso e da Unidade Escolar, nome da Escola e/ou Ceinf, além da cidade onde foram realizados os estágios;
• Período e total de horas;
• Objetivo e nome do Professor Supervisor de Estágio maiúsculo.
A fonte deverá ser Times ou Arial tamanho 14.  

• Folha de Sumário.
Compreende a indicação dos assuntos de acordo com a numeração das páginas. É colocado no início do trabalho, mas é o último a ser escrito. Constam dele todos os elementos, desde a introdução até apêndices. Sua localização é após a folha de rosto. É elemento obrigatório, cujas partes são acompanhadas do(s) respectivo(s) número(s) da(s) página(s). É onde aparecem as divisões do trabalho com a indicação das páginas onde se iniciam cada uma delas.
O Título Sumário deverá ser digitado em negrito, com letras maiúsculas, centralizado, na parte superior da folha com fonte Times ou Arial tamanho 14.
As seções devem receber indicativo numérico (1, 2, 3,...) assim como as subseções secundárias (1.1, 1.2, 1.3,...), terciária (1.1. 1, 1.1.2, 1. 1.3, .) e assim por diante.
• Introdução
É a parte inicial do texto que dá uma visão geral do conteúdo do relatório. Nesta devem constar claramente a explicação do objetivo (geral e específico), as hipóteses de trabalho e a contextualização do problema do referido relatório.
A introdução não deve dar detalhes sobre os resultados, nem antecipar as conclusões e as recomendações.
O título "introdução" possui indicativo numérico e alinhado à esquerda em negrito, letra maiúscula.
A fonte do texto deve ser Times ou Arial tamanho 12.
ATENÇÃO: A introdução é redigida depois de escrito todo o relatório, uma vez que, no decorrer do estágio, algumas coisas podem ser modificadas em relação ao projeto original.

• Desenvolvimento
A palavra "desenvolvimento" não aparece como título dessa parte, mas sim, os títulos dos capítulos ou seções, que o autor escolher, e de suas subseções, respeitando sempre a natureza e objetivos do trabalho.
Os títulos (ou seja, capítulos ou seções e suas subseções) devem ser separados do texto que os precede ou que os sucede.
A fonte do texto deve ser Times ou Arial tamanho 12.
O desenvolvimento do assunto, segundo a NBR 10719 (1989, p. 5), é a parte mais importante do texto onde é exigível raciocínio lógico e clareza. As descrições apresentadas devem ser suficientes para permitir a compreensão das etapas da pesquisa. Todas as ilustrações ou quadros essenciais à compreensão do texto devem ser incluídos nesta parte do relatório. O desenvolvimento é a parte principal e mais extensa, que contém a exposição ordenada e pormenorizada do assunto, onde o estagiário apresenta os resultados obtidos durante o estágio. Inicia-se esta parte com:
· Uma descrição breve da Escola I Ceinf onde realizou o estágio, como histórico, localização, caracterização e demais informações que o estagiário achar pertinente;
• Descrever, se o estagiário achar relevante, de forma objetiva, os aspectos administrativos, a filosofia da instituição, relacionamento interpessoal sempre tomando cuidado com os aspectos éticos envolvidos em tal abordagem;
Descrever as características do Estágio Supervisionado, ou seja, em quantas horas foi realizado, quem foi o professor titular e suas atribuições;
• Descrever todas as atividades realizadas, aplicadas e seus resultados.
Considerações finais.
Esta é a parte final do texto, na qual o estagiário deve apresentar:
• As principais conclusões alcançadas com o Estágio, ou seja, o significado dos dados mais relevantes observados ou coletados;
Como as expectativas teóricas se comportaram na prática, ressaltando, assim, a importância dos conhecimentos (teóricos) obtidos no curso, e que o ajudaram durante o desenvolvimento do estágio ou até mesmo dos conhecimentos (práticos) obtidos no estágio, indicando para a Unidade Escolar temas, assuntos que devem ser trabalhados com mais afinco. Por isso, recapitulam-se, nesta parte, os resultados do estágio, ressaltando as consequências e possíveis vinculações futuras. As conclusões devem ser baseadas em dados e fatos acontecidos.
(A conclusão é de caráter qualitativo, portanto, não permite quadros, tabelas, citações entre outras).
• Referências
Elemento obrigatório, que consiste num conjunto padronizado de elementos descritivos retirados de um documento. É a listagem, em ordem alfabética, das publicações utilizadas para a elaboração do relatório. Não devem ser referenciadas fontes que não foram citadas no texto. O título "Referências bibliográficas" por não possuir indicativo numérico deve ser centralizado.
A fonte do texto deve ser Times ou Arial tamanho 12.
• Anexos
São documentos, se houver, que complementem o trabalho justificando um raciocínio, como as atividades aplicadas, planejamento das aulas, cartazes, fotos, folhetos e outros que serão apresentados no relatório de estágio na forma de anexos.


Nesta postagem você poderá realizar o download do arquivo com o MODELO  para ORGANIZAÇÃO DA PASTA PORTFÓLIO, com o objetivo de simplificar a exposição metodológica das páginas que integram o relatório.


   










Nenhum comentário:

Postar um comentário