terça-feira, 5 de julho de 2016

Palestras: O Funcionamento da Secretaria Escolar e Ética/ Postura Profissional.



O Curso Normal Médio- Habilitação em Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, oportunizou no dia 29/06/2016 (quarta-feira) a realização de duas palestras na Câmara Municipal dos Vereadores de nossa cidade- Itaporã/MS.
Os temas contemplados fazem parte do Projeto do Curso, específicos da disciplina de Estágio Supervisionado- Módulo I:

PALESTRA 1:  O Funcionamento da Secretaria Escolar  (2h)
PALESTRANTE: Supervisora de Gestão Escolar Prof. Esp. Denise Paco

É o setor da escola responsável pelos serviços de secretaria que realiza todas as funções destinadas a manter os registros, os arquivos de documentação dos alunos e dos funcionários, além de comunicados e expedições para apoiar o desenvolvimento do processo escolar, dando valor legal a toda a documentação expedida com aval do Secretário responsável e da Direção da Escola.
Dentro de suas características, a Secretaria regula a admissão e a saída dos alunos e compõe os arquivos, os livros e os prontuários necessários para o devido funcionamento da escola.
A Secretaria organiza e mantém os arquivos de todos aqueles que já passaram pela escola, chamados de egressos, assim como mantém os registros que se referem a todos os alunos e professores ativos na escola.
Os livros arquivados pela Secretaria são registros de matrícula, listagem de alunos, atas de reuniões e resultados, livro de transferências, livro de protocolos, livro de ponto dos funcionários, livro de requerimentos, livro de ofícios (que informam pais, alunos e órgãos responsáveis), livro de remessas circulares e comunicados internos e outros controles que cada instituição particularmente decide manter.
O Secretário é responsável por planejar, coordenar e executar todos os trabalhos administrativos da escola dentro dos prazos estabelecidos, e também de participar das reuniões pedagógicas e de gestão escolar, com parceria direta com o diretor.
Geralmente, a Secretaria tem horários específicos para atender a comunidade escolar e esse atendimento é feito em balcões de acesso externo à escola.
Há quem diga que a Secretaria é o coração da escola, pois sem ela não existe história do aluno, do corpo docente, dos funcionários e da instituição como um todo. É muito importante valorizar este departamento e considerá-lo dentro da política escolar, pois é a Secretaria a responsável por todos os eventos burocráticos e legais de funcionamento da instituição.

PALESTRA 2: Ética e Postura Profissional   (2h)
PALESTRANTE: Presidente do SIMTED  Dr. Lourdes Struziati

Em meio à convivência proferida no ambiente escolar, salienta-se, de forma inegável, o fato de que o professor é concebido como um referencial para seus alunos. Obviamente que tal concepção tanto pode ser contemplada de forma positiva, quanto negativa.
Tendo em vista que o educador, teoricamente, deve ser o centro das atenções, o mesmo torna-se alvo de constantes avaliações. E tal afirmativa funde-se com a importância a que se deve à constante vigilância no que se concerne à imagem pessoal, uma vez que esta reflete diretamente no bom profissionalismo.
Muitas vezes, atitudes dizem mais do que qualquer discurso, daí a necessidade de as mesmas serem proferidas mediante a uma postura correta e coerente, partindo do pressuposto de que o respeito, a justiça e a moral são elementos primordiais inerentes à conduta cotidiana ética, referente a todo ser humano.
Ao assumir uma postura profissional adequada, o educador deverá se ater à importância de se instaurar um clima de reciprocidade, principalmente no que se refere ao respeito. Sendo assim, tal possibilidade se concretizará efetivamente, tendo ele como principal agente de todo o processo.

Referências Bibliográficas:

LIBÂNEO, José  Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto Político Pedagógico da Escola: uma construção possível. Campinas. Papirus, 1996.

Bourdieu. P. Os usos da ciência: por uma sociologia Clinica do Campo científico. São Paulo: UNESP, 2004.

______. Manual da Secretaria Escolar. (2010) Secretaria de Estado de Educação. Brasília.

Governo do Mato Grosso do Sul/Secretaria de Educação. (2005) Manual da secretaria escolar. Governo Estadual de Mato Grosso do Sul Secretaria de Estado de Educação. Campo Grande.

ALARCÃO, I. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2003.

AQUINO, J. G. Do cotidiano escolar: ensaios sobre ética e seus avessos. São Paulo: Summus, 2000.

COSTA, R.J.; GÓMEZ, J.A.C. Hoje, mais do que nunca, os professores são educadores para o futuro. Jornal “A Página”, ano 12, no. 125, julho 2003, p. 11; A Página da Educação; http://www.apagina.pt/arquivo/Artigo.asp (captado em 10/08/07)

Artigo: BOING, Luiz Alberto. A Profissionalização Docente www.pedroarrupe.com.br/upload/A%20Profissionalização%20Docente.pdf






















Nenhum comentário:

Postar um comentário