e Prof. Me. Claudiane Rodeline para divulgação e convite para participarmos do evento.
Conferência com o
Prof. António Nóvoa "Formar professores para a escola do futuro".
A equipe escolar pedagógica, docentes e cursistas do Normal Médio da
E.E. Antônio João Ribeiro participou nesta segunda- feira 30 de maio de 2016,
do II
Simpósio Temático e II Seminário de Estágio Supervisionado UEMS_ "Ensino
Superior e Educação Básica: história e perspectivas para a escola e a formação
do professor dos tempos atuais".
A palestra de abertura foi
ministrada pelo professor universitário português António Nóvoa, doutor em
Ciências da Educação (Universidade de Genebra) e História Moderna e
Contemporânea (Paris-Sorbonne). Atualmente, é professor catedrático do
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e reitor honorário da mesma
universidade.
É autor de mais de 150
publicações, entre livros, capítulos e artigos, editados em 12 países. As suas
investigações e interesses incidem sobre história e psicologia da educação,
educação comparada, e formação de professores.
O palestrante iniciou sua
apresentação oportunizando questionamento crítico e interpretativo quanto os
seguintes pontos:
#Como será a escola do futuro?
#Onde formar os professores para esta escola?
#Como formar estes professores?
Durante sua explanação, o professor realizou
uma breve contextualização histórica referente ao ciclo de nosso modelo escolar,
a evolução das invenções tecnológicas ( quadro negro foi a primeira invenção
tecnológica – recurso sala de aula), contemplando uma conexão com o uso e
relações das novas tecnologias atuais “em uma relação horizontal”.
O trabalho docente é uma
profissão baseada no CONHECIMENTO, e PROFESSOR se forma na escola. Manter-se
atualizado sobre as novas metodologias de ensino e desenvolver práticas
pedagógicas mais eficientes são alguns dos principais desafios da profissão de
educador. Concluir o Magistério ou a licenciatura é apenas uma das etapas do
longo processo de capacitação que não pode ser interrompido enquanto houver
jovens querendo aprender. Novas práticas de ensino só nascem com a recusa do
individualismo. Historicamente, os docentes desenvolveram identidades isoladas.
Falta uma dimensão de grupo, que rejeite o corporativismo e afirme a existência
de um coletivo profissional. Refiro-me à participação nos planos de regulação
do trabalho escolar, de pesquisa, de avaliação conjunta e de formação
continuada, para permitir a partilha de tarefas e de responsabilidades. As
equipes de trabalho são fundamentais para estimular o debate e a reflexão. É preciso
ainda participar de movimentos pedagógicos que reúnam profissionais de origens
diversas em torno de um mesmo programa de renovação do ensino.
A formação é algo que
pertence ao próprio sujeito e se inscreve num processo de ser (nossas vidas e
experiências, nosso passado etc) e num processo de ir sendo (nossos projetos,
nossa ideia de futuro). Paulo Freire explica-nos que ela nunca se dá por mera
acumulação. É uma conquista feita com muitas ajudas: dos mestres, dos livros,
das aulas, dos computadores. Mas depende sempre de um trabalho pessoal. Ninguém
forma ninguém. Cada um forma-se a si próprio.
Quanto ao perfil ideal do
professor do século XXI, neste século, devido à complexidade do fenômeno
educativo, à diversidade das crianças que estudam e aos dilemas morais e
culturais que seremos chamados a enfrentar, teremos de repensar o horizonte
ético da profissão. Acredito que os próximos anos serão marcados pela
instabilidade e pela incerteza. A atitude ética não depende só de cada um de
nós, mas da possibilidade de uma partilha efetiva com os colegas. Precisamos
reconhecer, com humildade, que há muitos dilemas para os quais as respostas do
passado já não servem e as do presente ainda não existem. Para mim, ser
professor no século XXI é reinventar um sentido para a escola, tanto do ponto
de vista ético quanto cultural.
Nossa equipe escolar ficou maravilhada em participar de um evento de tão grandioso nível intelectual, com certeza a experiência compartilhada irá contribuir para a formação profissional de nossas (os) cursistas.
Prof. de Estágio Supervisionado Eli Eberhardt e Coordenadora Pedagógica do
Curso Prof. Cristiane Teresinha
Prof. Esp. Cristiane Ávila equipe AJR.
Prof. Esp. Elisângela acompanhada pelas cursistas Turma B, e na oportunidade
reencontramos nossa ex aluna Bianca (Turma 2015).
Equipe AJR, Prof. Me. Fabiano Rubio, Prof. Aureny Batista, Prof. de Estágio Supervisionado Neuzely Mariola, Prof. Meire Bigatão, Prof. Danielli Ortega e
nossa querida Diretora Lislaine Borges dos Santos Tino.
Auditório da UFGD lotado.
O palestrante ao final da apresentação foi ovacionado por todos.
Palestra de grande nível.
A seguir fotos de nossas cursistas abrilhantando o evento.
Alunas da Turma B.
Cursistas Turma- A
A seguir serão postadas mais fotos, aguardando envio.
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