terça-feira, 28 de junho de 2016

Dinâmica com balões- Prof. Psicóloga Karina Nátaly



No dia 15 de junho de 2016 foi aplicada a  “Dinâmica das Bexigas” com os alunos do Curso Normal Médio, tendo o intuito de apresentar a importância do trabalho em equipe aos participantes. Nesta atividade, enfatizou-se que o trabalho em equipe é primordial na área educacional, onde a responsabilidade é distribuída, mas quando deixamos algo por fazer, os colegas de trabalho e os próprios alunos são prejudicados.

Material para Aplicação: Balões de ar cheios de acordo com o número de participantes.

Procedimento: Os integrantes estavam em um círculo e  foi entregue uma bexiga a cada um. Pedindo para que eles ficassem batendo na bexiga de modo que não a deixassem cair no chão. A cada 2 minutos foi retirado aleatoriamente um dos participantes, dizendo aos demais que tomassem conta de sua bexiga e da bexiga do colega que foi retirado e assim sucessivamente, até que os participantes percebessem que existiam muitas bexigas para poucas pessoas tomarem conta. 

Abaixo algumas fotos da Turma- A na realização da dinâmica.










sexta-feira, 3 de junho de 2016

Conferência com o Prof. António Nóvoa "Formar professores para a escola do futuro". UFGD_ 30/05/2016

II Simpósio Temático









Recebemos  em nossa escola Antônio João Ribeiro, a visita da Prof. Dr. Alessandra Furtado 
e Prof. Me. Claudiane Rodeline para divulgação e convite para participarmos do evento.




Conferência com o Prof. António Nóvoa "Formar professores para a escola do futuro".


A equipe escolar pedagógica, docentes e cursistas do Normal Médio da E.E. Antônio João Ribeiro participou nesta segunda- feira 30 de maio de 2016, do II Simpósio Temático e II Seminário de Estágio Supervisionado UEMS_ "Ensino Superior e Educação Básica: história e perspectivas para a escola e a formação do professor dos tempos atuais".
A palestra de abertura foi ministrada pelo professor universitário português António Nóvoa, doutor em Ciências da Educação (Universidade de Genebra) e História Moderna e Contemporânea (Paris-Sorbonne). Atualmente, é professor catedrático do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e reitor honorário da mesma universidade.
É autor de mais de 150 publicações, entre livros, capítulos e artigos, editados em 12 países. As suas investigações e interesses incidem sobre história e psicologia da educação, educação comparada, e formação de professores.
O palestrante iniciou sua apresentação oportunizando questionamento crítico e interpretativo quanto os seguintes pontos:
#Como será a escola do futuro?
#Onde formar os professores para esta escola?
#Como formar estes professores?
 Durante sua explanação, o professor realizou uma breve contextualização histórica referente ao ciclo de nosso modelo escolar, a evolução das invenções tecnológicas ( quadro negro foi a primeira invenção tecnológica – recurso sala de aula), contemplando uma conexão com o uso e relações das novas tecnologias atuais “em uma relação horizontal”.



O trabalho docente é uma profissão baseada no CONHECIMENTO, e PROFESSOR se forma na escola. Manter-se atualizado sobre as novas metodologias de ensino e desenvolver práticas pedagógicas mais eficientes são alguns dos principais desafios da profissão de educador. Concluir o Magistério ou a licenciatura é apenas uma das etapas do longo processo de capacitação que não pode ser interrompido enquanto houver jovens querendo aprender. Novas práticas de ensino só nascem com a recusa do individualismo. Historicamente, os docentes desenvolveram identidades isoladas. Falta uma dimensão de grupo, que rejeite o corporativismo e afirme a existência de um coletivo profissional. Refiro-me à participação nos planos de regulação do trabalho escolar, de pesquisa, de avaliação conjunta e de formação continuada, para permitir a partilha de tarefas e de responsabilidades. As equipes de trabalho são fundamentais para estimular o debate e a reflexão. É preciso ainda participar de movimentos pedagógicos que reúnam profissionais de origens diversas em torno de um mesmo programa de renovação do ensino.
A formação é algo que pertence ao próprio sujeito e se inscreve num processo de ser (nossas vidas e experiências, nosso passado etc) e num processo de ir sendo (nossos projetos, nossa ideia de futuro). Paulo Freire explica-nos que ela nunca se dá por mera acumulação. É uma conquista feita com muitas ajudas: dos mestres, dos livros, das aulas, dos computadores. Mas depende sempre de um trabalho pessoal. Ninguém forma ninguém. Cada um forma-se a si próprio.
Quanto ao perfil ideal do professor do século XXI, neste século, devido à complexidade do fenômeno educativo, à diversidade das crianças que estudam e aos dilemas morais e culturais que seremos chamados a enfrentar, teremos de repensar o horizonte ético da profissão. Acredito que os próximos anos serão marcados pela instabilidade e pela incerteza. A atitude ética não depende só de cada um de nós, mas da possibilidade de uma partilha efetiva com os colegas. Precisamos reconhecer, com humildade, que há muitos dilemas para os quais as respostas do passado já não servem e as do presente ainda não existem. Para mim, ser professor no século XXI é reinventar um sentido para a escola, tanto do ponto de vista ético quanto cultural.
Nossa equipe escolar ficou maravilhada em participar de um evento de tão grandioso nível intelectual, com certeza a experiência compartilhada irá contribuir para a formação profissional de nossas (os) cursistas.

Prof. de Estágio Supervisionado Eli Eberhardt e Coordenadora Pedagógica do 
Curso Prof. Cristiane Teresinha 


Prof. Esp. Cristiane Ávila equipe AJR.


Prof. Esp. Elisângela acompanhada pelas cursistas Turma B, e na oportunidade
reencontramos nossa ex aluna Bianca (Turma 2015).


Equipe AJR, Prof. Me. Fabiano Rubio, Prof. Aureny Batista, Prof. de Estágio Supervisionado Neuzely Mariola, Prof. Meire Bigatão, Prof. Danielli  Ortega e 
nossa querida Diretora Lislaine Borges dos Santos Tino.



Auditório da UFGD lotado.


O palestrante ao final da apresentação foi ovacionado por todos.
Palestra de grande nível.

A seguir fotos de nossas cursistas abrilhantando o evento.

Alunas da Turma B.


Cursistas Turma- A








A seguir serão postadas mais fotos, aguardando envio.